A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população sobre os cuidados e prevenção em casos de meningite. Neste mês de outubro, Araras registrou dois casos, sendo um óbito, pela forma bacteriana da doença. Porém, a pasta reforça que não há necessidade de pânico. “Esse tipo é o mais grave e menos comum. É passado pelo ar, principalmente em dias mais frios. Por isso orientamos que as pessoas deixam sempre o ambiente bem ventilado”, explica o médico da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Klein.
Além disso, também há vacinas disponíveis no SUS contra alguns tipos da doença. A meningocócica C é aplicada em três doses aos três, cinco e doze meses de idade. Já a meningocócica ACWY tem nova recomendação do Ministério da Saúde, a partir da Nota Técnica 77/2025. Ela é aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, mas agora também está disponível como reforço da C, em crianças de um ano de idade.
Em Araras, a cobertura vacinal está em 99,65% para a meningo C e 33,8% para a ACWY. Por isso, a Secretaria reforça a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, principalmente dos jovens.
Outras vacinas, como a pneumocócica 10, a BCG e a penta previnem contra alguns tipos de meningite. Todas elas estão disponíveis no SUS. “A primeira, que é a vacina contra pneumonia, está com 99,30% de cobertura vacinal, no esquema completo”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jéssica Perissato.
Você pode procurar a sala de vacina mais próxima de sua casa para atualizar a carteira ou completar o esquema vacinal. Veja endereços, horários e telefones aqui.
TRADIÇÃO, UM NOVO CONCEITO DE RÁDIO!
